“Sua mente pode ser sua aliada ou sua adversária.”
Os sabotadores são como velhos hábitos que, embora úteis no passado, podem nos enganar ao se apresentarem como soluções benéficas desde a infância, mas agora nos limitam.

Descubra como os Sabotadores Podem Impactar sua Vida
Você já se pegou repetindo comportamentos que parecem te afastar dos seus objetivos e sonhos? Os sabotadores são padrões de pensamento que, muitas vezes de forma inconsciente, limitam nossa capacidade de alcançar a felicidade e a realização. Identificar e entender esses sabotadores é um passo importante para transformar sua vida de forma positiva.
Baseado no livro “Inteligência Positiva” de Shirzad Chamine, o teste dos sabotadores identifica 10 tipos de sabotadores, cada um com sua “própria voz”, crenças e suposições que trabalham contra você. O desafio maior é que eles já conveceram você, por meio de mentiras, de que trabalham a seu favor. Mas estão agindo contra o seu bem-estar emocional desde a sua infância, quando surgiram como mecanismos de defesa para lidar com situações difíceis ou feridas emocionais. Essas feridas emocionais podem incluir traumas, rejeições, abandono, ou qualquer experiência emocionalmente dolorosa que tenhamos vivido na infância ou ao longo da vida. Quando não são tratadas adequadamente, podem manifestar-se como padrões de pensamento e comportamento negativos, conhecidos como sabotadores.
Esses padrões podem ter sido úteis inicialmente como formas de proteção emocional, mas com o tempo, podem se tornar limitantes e interferir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, reconhecê-los é um passo importante para o autoconhecimento:
O Crítico: Constantemente encontra defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias, causando ansiedade e culpa. Por exemplo, criticar-se por erros pequenos e sentir-se constantemente insuficiente.
O Insistente: Busca a perfeição e a ordem excessiva, levando a uma constante insatisfação com resultados que não são impecáveis. Por exemplo, revisar repetidamente um trabalho até o esgotamento, mesmo que já esteja bem feito.
O Prestativo: Procura ganhar aceitação ajudando e agradando excessivamente os outros, muitas vezes às custas das próprias necessidades. Por exemplo, assumir tarefas extras para colegas sem considerar sua carga de trabalho.
O Hiper-Realizador: Depende do sucesso externo para validação pessoal, levando a um vício em trabalho e ignorando necessidades emocionais mais profundas. Por exemplo, sacrificar o equilíbrio pessoal em busca constante de promoções ou reconhecimento.
A Vítima: Busca atenção e compaixão através da auto-piedade, focando em sentimentos dolorosos para atrair cuidado dos outros. Por exemplo, exagerar problemas cotidianos para receber suporte emocional constante.
O Hiper-Racional: Prioriza a lógica em detrimento das emoções, dificultando conexões emocionais profundas e sendo visto como distante ou frio. Por exemplo, resolver problemas pessoais apenas com base em análises racionais, sem considerar sentimentos envolvidos.
O Hipervigilante: Mantém um estado de alerta constante para possíveis perigos, gerando ansiedade excessiva e esgotamento. Por exemplo, preocupar-se excessivamente com pequenos riscos que possam surgir na vida diária.
O Inquieto: Busca constantemente novas atividades, dificultando a capacidade de desfrutar o momento presente. Por exemplo, preencher o tempo livre com atividades sem pausas para reflexão ou descanso.
O Controlador: Necessita estar no controle de situações e pessoas, gerando ansiedade quando não consegue. Por exemplo, impor suas opiniões e decisões sem considerar as contribuições dos outros, o que pode levar a conflitos.
O Esquivo: Evita conflitos e tarefas difíceis em nome do bem-estar imediato, procrastinando problemas que eventualmente se acumulam. Por exemplo, adiar conversas importantes para evitar desconforto temporário.
Chega de se sabotar!
Com este teste dos sabotadores, você irá Descobrir seus Sabotadores predominantes. Responda a uma série de perguntas e ao final preencha seu nome e e-mail para receber um perfil personalizado que revela quais padrões negativos estão mais presentes em sua vida. Ao compreender como eles podem estar influenciando suas decisões e ações diárias você adquire mais Sabedoria Emocional.
Pronto para descobrir mais sobre você mesmo e iniciar uma jornada de autodescoberta? Para começar seu teste dos sabotadores e dar o primeiro passo rumo a uma vida mais plena e realizada clique no link abaixo:
[Quer fazer o teste? Clique aqui]
Um grande abraço!
Psicosim – Psicóloga Simone